Murmúrios no MDB de Restinga Sêca

Murmúrios no MDB de Restinga Sêca

Foto: Reprodução

O MDB de Restinga Sêca já oficializou as pré-candidaturas dos vereadores Tiago Cantareli e André Tonetto, respectivamente a prefeito e vice, para substituir Paulo Salerno e Vilmar Foletto.


Então está tudo certo? Não necessariamente. Haveria resistência interna no partido, e há quem defenda o nome do também vereador e secretário de Saúde, Norton Soares (que ilustra a foto do artigo), para concorrer a prefeito. 



Que, são os sinais óbvios, seria receptivo a essa movimentação. Ao menos, há quem não queira que ele assuma a subsecretaria estadual de Direitos Humanos, cargo para o qual foi convidado pelo vice-governador Gabriel Souza.


Como isso vai acabar? Sabe-se lá. Mas o prazo é inexorável e eventual rejeição ou aceitação aos nomes postos pode perdurar até a convenção, em fins de julho. Ou acabar em 5 de junho, se Soares assumir o cargo estadual e, assim, ficar inelegível.


Luneta


"Porta fora"
Uma das razões por que não saiu a famosa foto com os 21 vereadores juntos, fechando a conta do debate sobre o “não aumento” dos subsídios na próxima Legislatura é apenas mais do mesmo. Quando dada a ideia de produzir a imagem de unidade, o vereador Tony Oliveira (Podemos) saiu, literalmente, “porta fora” da sala da Presidência da Câmara, bradando que “não iria tirar foto ao lado do PT”. Hummm...


Militância
Quantos filiados têm os partidos que já anunciaram que apresentarão candidatos a prefeito de Santa Maria em outubro? Afinal, é a chamada, ao menos na teoria, mão de obra gratuita para fazer a campanha de rua, de casa em casa. Alinham-se nessa condição, a pouco mais de quatro meses para o pleito e a dois e meio do início da campanha, as seguintes siglas: MDB, Novo, PDT, PL, Podemos, PSDB, PSol e PT.


Militância II
Do maior ao menor, as agremiações contam com o seguinte número de militantes alistados oficialmente, de acordo com o TSE: PT (6.536 filiados), MDB (3.405), PDT (2.647), PSDB (2.048), PL (922), PSol (357), Podemos (280) e Novo (168 filiados). Sem contar os aliados de cada agremiação, isso significa, somados, 16.363 cabos eleitorais. Ou 63% de todos os 25.906 filiados a partidos em Santa Maria.


Do corredor
Bastidores do Palacete da Vale Machado dão conta de um “ensaio de dobradinha” entre Partido Liberal e Podemos, com a união de João Ricardo Vargas (se for mesmo ele o nome do PL) e Tony Oliveira (foto), para a prefeitura. O colunista não interdita papo de corredor, mas considera que este não irá adiante. Exceto numa improvável mudança de posição das partes, ambas interessadas em protagonismo na chapa.


Para fechar!
A menos que nova catástrofe ambiental ocorra lá por setembro, a chance de adiamento da eleição municipal de 6 de outubro, ainda que somente para novembro, é menor que zero. Quanto mais não seja por conta da opinião de quem organiza o pleito. Sim, tanto o presidente do TSE quanto o do TRE/RS, já deixaram clara sua contrariedade, inclusive mostrando que “estão prontos para” fazer seu trabalho. Logo...

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Candidatura de Decimo vitaminada com a possível adesão de várias siglas Anterior

Candidatura de Decimo vitaminada com a possível adesão de várias siglas

Uma carta aos militantes e o “freio de arrumação” no MDB Próximo

Uma carta aos militantes e o “freio de arrumação” no MDB